• Mar
    04
    Author: Erick Pessoa

    A Europa tem vários símbolos; o Big Ben, a Torre Eiffel, o Parthenon em Atenas e por aí vai mas um que tem uma relevância histórica recente maior que todos o é o Portão de Brandemburgo, em Berlim.

    O mais importante marco de Berlim (e talvez da Alemanha) se encontra ao final do outro ícone da cidade, a avenida Unter Den Linden. Este marco histórico se encontra precisamente na Praça Paris (Pariser Platz) onde ficam as embaixadas dos Estados Unidos e França e descendo a Unter Den Linden, Rússia e Reino Unido.

    Construído em 1791. este portão em estilo greco-romano e em seu top repousa a Quadriga; uma escultura de uma carruagem puxada por 4 cavalos e guiada pela deusa romana Vitória, a deusa representando (supresa) vitória. Em suas colunas, este portão sustenta vários momentos históricos mundiais. Logo após ser completado, Napoleão levou a quadriga para Paris em 1806 como espólio da vitória da França sobre a Prússia. Esta só foi retornada em 1814, quando o exército prussiano invadiu Paris. Em anos mais recentes, foi o símbolo de uma Alemanha dividida e depois foi o símbolo da unificação.

    O portão em si pode ser considerado um bom ponto de partida para vários passeios à pé. Você pode descer a Unter den Linden até chegar em Alexanderplatz com sua Torre da TV, passando por lojas de grifes badaladas, a embaixada russa, a Ópera de Berlim e o Museu Alemão e muitos outros monumentos relevantes. Se você seguir na exata direção oposta, irá passar pelo Tiergarten, chegando na Coluna da Vitória, famosa pelo filme “Asas do Desejo” de Wim Wenders e recentemente palco do discurso de Barack Obama à presidência dos Estados Unidos. Estando no portão, de frente para a Coluna da Vitória, se você virar à direita, a alguns metros de distância está o Reichtag (parlamento alemão com sua cúpula de vidro) e mais adiante, outros prédios do governo central alemão e a estação principal de trem da cidade. Se você  virar à esquerda, irá passar pelo Memorial do Holocausto e chegar até Potsdamer Platz.

    Hoje em dia vários artistas de rua ficam em frente ao portão, divertindo os turistas assim comos vários eventos grandiosos que ocorrem em Berlim tem o portão como pano de fundo. Mais uma dica; caso esteja dia 31 de dezembro na cidade, o portão é o ponto de encontro para celebrar a entrada do ano novo e ver os fogos de artifício. Se você é interessado em fotografia, também é uma boa idéia vir à noite para ver a iluminação especial da quadriga e seus 12 pilares.

    Se acima de tudo conforto é o que o você procura quando se hospedar em Berlim, na Praça Paris você encontrará o luxuoso Hotel Adlon. Este hotel é onde as celebridades se hospedam quando visitam Berlim, como foi o caso de Obama e Michael Jackson e outras mais. Se você se hospedar, tente pegar o quarto que fica de frente para o  Portão de Brandemburgo, a vista é espetacular.

     

    Tags: Berlim,Portão,Praça Paris,Unter Den Linden
    Publicado 4th March, 2010 Categoria Berlim 0 Comentários Positivo () Negativo ()
  • Deixar um comentário
  • Comporte-se e permanecer no tópico! Seu endereço de email não será publicado.
  • Nome (necessário):
  • Email (necessário):
  • Comentários:
Copyright 2009 - Vivo Viajando | Posts | Comments Design Concept by Tony Wang based on CarbonCMS. XHTML|CSS