• Jan
    23
    Author: Erick Pessoa

    Se você pensa que o carnaval no Rio só rola no sambódromo, está bem enganado. Mesmo não gozando da fama dos carnavais de rua de outras cidades, como Recife e Salvador, o Rio tem muito a oferecer neste quesito.

    Agora com todos os blocos oficialmente chancelados pela prefeitura, o Rio conta com mais de 400 opções à sua disposição e para todos os gostos. Existem blocos tradicionalíssimos, como o Cordão do Bola Preta, tocando todas as marchinhas clássicas de carnaval e híbridos de trio elétrico com samba tocando sambas com um toque de modernidade. Os blocos mais badalados arrastam facilmente em torno de 200 mil pessoas. Por isso mesmo, tenha em mente que devem ser tomados os cuidados normais em aglomerações: não leve sua câmera poderosa nem sua carteira com todo o dinheiro da viagem. Limite-se ao estritamente necessário. O calor também vai incentivá-lo a usar roupas leves. Por favor, mantenha o espírito assim também, já que a probabilidade de um folião mais alterado falar uma gracinha para sua “senhora” é uma possibilidade real e não valerá uma briga. Encare com bom humor e bola para frente.

    Alguns blocos interessantes e suas características (2010):

    * Empolga às 9: Bloco da Zona Sul que toca sambinhas, marchinhas e músicas pop (tipo Paralamas, Secos & Molhados, Tim Maia etc).

    * Exalta Rei: Bloco que só toca músicas do Roberto Carlos em ritmo de marchinha. Ano passado saiu do Forte São João (Urca) e parou em frente ao prédio do Rei. Na hora, ele inclusive desceu até o play do prédio e ficou fazendo festa pro bloco.

    * Cordão do Boitatá: Um dos mais tradicionais do carnaval carioca, toca basicamente marchinhas e desfila pelo centro histórico do Rio. Tradicionalmente, é um bloco ao qual quase todo mundo vai fantasiado e onde se veem as fantasias mais criativas.

    * Céu na Terra: Bloco de marchinhas e algumas músicas pop que desfila por Santa Teresa no sábado antes do carnaval e no sábado de carnaval. O detalhe: os músicos tocam de dentro do bondinho, e as pessoas o seguem pelas ruas de Santa Teresa.

    * Orquestra Voadora: Músicos de alguns blocos se reúnem na terça-feira para tocar as músicas mais variadas em ritmo de marchinha. Ano passado tocaram coisas tipo Tim Maia, Jorge Ben etc. e também coisas diferentes como Billie Jean e a música tema de Spectreman. Muito legal!

    * Desliga da Justiça: Bloco formado este ano com integrantes dos blocos Quizomba, Monobloco, Bangalafumenga (entre outros), onde os integrantes tocam fantasiados de super-heróis e afins. Repertório composto de sambas famosos, marchinhas, músicas pop e alguma coisa de samba-reggae (estilo Olodum). Toca 15 dias antes do carnaval (30/jan) no Baixo Gávea.

    Foto de Mariana Mattos

    * Bangalafumenga: Bloco criado na mesma época do Monobloco, com estilo bem semelhante. Repertório baseado em sambas, músicas nordestinas (Alceu Valença, Geraldo Azevedo etc.) e alguma coisa pop (Chico Buarque, Jorge Ben, Tim Maia, Paralamas etc.). Vai sair no mesmo horário do Boitatá, o que vai dividir muito o público.

    * Quizomba: Mesmo esquema do Banga, mas não tão antigo, sai às terças pelo centro e toca sambas, marchinhas e algumas músicas pop.

    * Me Esquece: Sai 15 dias antes do carnaval, no início da tarde de domingo (31/jan). Toca só samba, seja o do bloco ou o de escolas de samba. Sai da Pça Atahualpa (no pé do Alto Leblon) e segue pela praia até mais ou menos o Posto 11. Termina com a bateria descendo na areia e terminando de tocar por lá.

    Clique aqui para ver a lista completa de blocos.

    artigo escrito com a ajuda do amigo Eduardo Starling, que inclusive é ritmista de vários blocos carnavalescos.

     

    Tags:
    Publicado 23rd January, 2010 Categoria Rio de Janeiro 0 Comentários Positivo () Negativo ()
  • Deixar um comentário
  • Comporte-se e permanecer no tópico! Seu endereço de email não será publicado.
  • Nome (necessário):
  • Email (necessário):
  • Comentários:
Copyright 2009 - Vivo Viajando | Posts | Comments Design Concept by Tony Wang based on CarbonCMS. XHTML|CSS