• Jul
    10
    Author: Luciana Pimentel

    Localização e o Edifício

    Localizado no Bairro de Santa Teresa, o Museu da Chácara do Céu é conhecido por este nome desde 1876. Herdada por Castro Maya em 1936, a atual construção, uma casa moderna projetada pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza em 1954 tem como destaques além da sua própria beleza arquitetônica, a sua integração com os jardins e a maravilhosa vista de 360 graus sobre a cidade e a baía de Guanabara. De seus jardins é possível avistar todo o centro do Rio, zona norte, além de uma vista privilegiada das enseadas do Flamengo e Botafogo. O lugar por si só já merece uma visita.

    De seu espaço interior foram preservados a sala de jantar e a biblioteca. Os outros espaços são reservados para exposições temporárias do acervo.

     O Acervo

    Seu acervo é composto por 3 setores:

    Arte Européia: que possui trabalhos de de artistas como Matisse, ModiglianiDegas,Seurat e Miró;

    Arte Brasileira: concentrada na produção brasileira moderna, com nomes comoGuignard, Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Antonio Bandeira e Portinari (o maior acervo público deste artista); Coleção Brasiliana: com mapas antigos, pinturas e outras ilustrações da paisagem e dos tipos humanos no Brasil do século XIX, muitas realizadas por artistas viajantes como RugendasChamberlain e Taunay, destacando-se mais de 500 originais de Jean-Baptiste Debret, adquiridos em Paris. Além disso o museu conta com a  Biblioteca Castro Maya, que  possui cerca de oito mil volumes entre livros de arte, literatura brasileira e européia, e também algumas importantes publicações dos primeiros viajantes do século XIX: Maria Graham, Maximilian von Wied-Neuwied, Henry Chamberlain, William Gore Ouseley e Victor Frond. Outro aspecto interessante é que o passeio pelas ruas do bairro de Santa Teresa é uma atração à parte! Informações úteis:

    Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93 – Santa Teresa – CEP 20241-050

    Tel/Fax: (21) 2224 8981 – 2507 1932

    Site: www.museuscastromaya.com.br

    E-mail: chacara@museuscastromaya.com.br

    A entrada do museu custa R$ 2,00, têm direito à gratuidade menores de 12 anos, maiores de 65 anos, grupos escolares, professores e guias turísticos em serviço, membros do ICOM e da Associação dos Amigos do Museu.

    Como Chegar

     

    Tags: Castro Maya,Chácara do Céu,Museu,Rio de Janeiro,Santa Teresa
    Publicado 10th July, 2009 Categoria Rio de Janeiro 0 Comentários Positivo () Negativo ()
  • Deixar um comentário
  • Comporte-se e permanecer no tópico! Seu endereço de email não será publicado.
  • Nome (necessário):
  • Email (necessário):
  • Comentários:
Copyright 2009 - Vivo Viajando | Posts | Comments Design Concept by Tony Wang based on CarbonCMS. XHTML|CSS