• May
    25
    Author: Erick Pessoa

     

     

    Se tem um local para ser o ponto de partida para qualquer visita em Pequim, este é esta praça. Com mais de 350 anos de história, a praça ganhou a incrível área de 40.5 hectares nos início dos anos 50, tornando-se assim a maior praça urbana no mundo.

    Grandes atrações de Pequim estão ao redor dela como O Parlamento do Povo (leste), o Mausol éu de Mao Tse Tung (centro-sul), o Monumento ao Heróis do povo (ao centro, com 38 metros de altura é o maior monumento da China), Museu Nacional Chinês (oeste) e a mais conhecida de todas, a Cidade Proibida (norte).

    Detalhe do monumento em frente ao Mausoléu de Mao Tse Tung

    É uma praça diferente de todas que eu já havia visto. Não há árvores nem bancos para se sentar e apreciar o entorno. Além disso, é nítido o monitoramento constante, seja através de câmeras em quase todos os postes da praça, seja por policiais fardados ou à paisana. Mesmo assim, se para você também é interessante observar as pessoas, compre uma água e veja que na grande maioria os turistas ali presentes são na verdade chineses vindo de todas as partes quase como peregrinação para ver e prestar homenagem aos símbolos de seu país. São famílias onde normalmente os filhos que deixaram as áreas rurais para ganhar a vida na cidade trazem os pais para conhecerem este ponto histórico.

    Mesmo com o monitoramento o clima não é abertamente opressor e pude por exemplo montar a minha câmera em um tripé para tirar várias fotos da praça sem ninguém me importunar.

    Um evento interessante que ocorre na praça é o hasteamento e arriamento da bandeira nacional pela guarda de honra. Alguns dias do mês inclusive tem uma banda militar para o evento. Abaixo está o link para os horários mas se prepare para checar cedo; este é um dos eventos mais procurados pelos chineses.

    Sem dúvida parada obrigatória para ver claramente a convergência (mesmo que as vezes forçada) entre o tradicional e o comunismo moderno.

     

     

    Tags: Beijing,China,Pequim,Pra,Tiananmen Square
    Publicado 25th May, 2009 Categoria Pequim 0 Comentários Positivo () Negativo ()
  • Deixar um comentário
  • Comporte-se e permanecer no tópico! Seu endereço de email não será publicado.
  • Nome (necessário):
  • Email (necessário):
  • Comentários:
Copyright 2009 - Vivo Viajando | Posts | Comments Design Concept by Tony Wang based on CarbonCMS. XHTML|CSS