• Jul
    25
    Author: Erick Pessoa

    Saindo do eixo Porto - Braga, existem vários outros tesouros escondidos ao norte de Portugal. Uma cidade que tem uma belo local para se visitar é Amarante. A praça central é uma verdadeira jóia que vale visitar, tomar-se uma cerveja (ou refrigerante) apreciando a paisagem. 

    Situada à 60 quilômetros do Porto, é extremamente fácil e direto chegar ao centro histórico da cidade. Estrategicamente situado às margens do rio Tâmega o principal ponto turístico da cidade é a igreja de São Gonçalo, na qual só é possível se chegar através da história ponte com o nome do mesmo santo.  

    Eu não fiz nenhum estudo prévio sobre a cidade então quando cheguei ao centro de Amarante, a surpresa foi imensa já que a vista é cinematográfica. Com uma ponte que reza a lenda foi construída por São Gonçalo no século 13, no local onde havia uma ponte dos tempos romanos. Depois de desmoronar em 1763, foi reconstruída e entrou para a história de Portugal em 1803 quando foi ponto de defesa da invasão francesa. A ponte é o  caminho perfeito para se chegar ao impressionante Convento de São Gonçalo, que na verdade era uma igreja antes de 1540.

    Ok, em termos de conventos, mosteiros e igrejas, tem vários que são mais impressionantes que este em Amarante (como o Mosteiro dos Jerônimos em Lisboa) mas a localização e o conjunto arquitetônico com a ponte faz da localização um ponto obrigatório para se parar, tomar uma cerveja ou um refrigerante e apreciar a paisagem, esperando o tempo passar. Se estiver em um mood romântico (e for atlético também), pedalinhos são oferecidos para passeios pelo Rio Tâmega mas só para se chegar ao Rio em si, é preciso encarar uma boa escadaria. 

    Uma boa dica para quem tem um pouco mais de verba é passar uma noite no excelente hotel botique Casa da Calçada, gerenciada pelo grupo Relais & Chateaux, que fica de frente para o mosteiro e a ponte e oferece quartos por preços não-proibitivos para um hotel cinco estrelas deste nível, que na verdade é uma mansão do século XVI totalmente restaurada. 

    Uma curiosidade apontada pelo meu grande amigo Cristiano Silva (@cssil2000), se observar a calçada em frente ao mosteiro, irá reparar que na calçada há um desenho como se fosse a sombra do mosteiro em si, em um estilo meio art deco. Vale como curiosidade. 

    Tags: Portugal,igreja,Amarante,norte
    Publicado 25th July, 2012 Categoria Amarante 0 Comentários Positivo () Negativo ()
  • Deixar um comentário
  • Comporte-se e permanecer no tópico! Seu endereço de email não será publicado.
  • Nome (necessário):
  • Email (necessário):
  • Comentários:
Copyright 2009 - Vivo Viajando | Posts | Comments Design Concept by Tony Wang based on CarbonCMS. XHTML|CSS