• May
    31
    Author: Erick Pessoa

    Um dos maiores desafios para quem mora em Xangai e não domina o mandarim (ou o xangainês, dialeto local) é se comunicar com os motoristas de táxi e chegar exatamente aonde quer. 

    Se você tem um iPhone, existem diversos aplicativos que podem ajudá-lo neste caso. Decidi testar o mais caro de todos. A Hoodhot oferece o Shanghai Taxi Guide por US$ 9,99. Com mais de 700 localidades oferecidas neste app, você pode escolher entre restaurantes, serviços, compras e até mesmo academias de ginástica.

    A interface é bem simples, lembrando muito o app nativo de Contatos, o que pode ser uma decepção por um lado mas bem fácil por outro, já que você claramente saberá o que fazer quando executar o app. Há um campo de busca no topo se por acaso você já souber o que está procurando; caso contrário, você pode navegar pelos estabelecimentos cadastrados, escolhendo, por exemplo, um restaurante para ir. 

    Se você tiver seus locais favoritos, pode marcá-los e, assim, facilitar a próxima busca; se por acaso a localidade que você procura não estiver cadastrada, você pode cadastrá-la. Na última versão, a Hoodhot faz um bom uso do GPS, mostrando localidades próximas de sua posição.

    A maioria dos cadastros de localidades tem informações completas, como site, e-mail, telefones e, obviamente, o endereço, mas o principal do app é o botão Show Taxi Card, para mostrar ao motorista o endereço em caracteres chineses em modo landscape bem visível. Isso ajuda incrivelmente, uma vez que, se você tentar pronunciar o endereço em mandarim, terá grandes chances de o motorista nem imaginar que você está falando mandarim.

    O aplicativo tem alguns bugs. Tentei adicionar um restaurante, mas o nome em pynyin (escrever chinês com o alfabeto ocidental) tinha uma apóstrofe (Ya’nan Rd), e toda vez que eu clicava salvar, nada era armazenado. Além disso, o campo de e-mail é muito curto, então um endereço como  “mexicanrestaurantadobo@gmail.com” não cabe. Mandei uma mensagem para os desenvolvedores e eles prontamente me responderam agradecendo e informando que já enviaram um upgrade para a iTunes Store corrigindo esses bugs e adicionando mais localidades. A ideia é atualizar regularmente a listagem e, no futuro, até armazenar em um servidor, facilitando a atualização.

    Se você for ficar um tempo em Xangai, este é um excelente app para ter no iPhone.

    Link para o app (itunes) 

    Tags: iphone,app,Xangai,
    Publicado 31st May, 2010 Categoria Xangai 0 Comentários Positivo () Negativo ()
  • Deixar um comentário
  • Comporte-se e permanecer no tópico! Seu endereço de email não será publicado.
  • Nome (necessário):
  • Email (necessário):
  • Comentários:
Copyright 2009 - Vivo Viajando | Posts | Comments Design Concept by Tony Wang based on CarbonCMS. XHTML|CSS