• Jun
    22
    Author: Giancarla Cabidelli

    Localizada na cidade de Braga, no norte de Portugal, fica o Santuário do Bom Jesus do Monte ou do Bom Jesus de Braga, que além da Igreja, abriga também um belo parque.

    O incrível altar de esculturas

    A idéia era reedificar e restaurar em Braga a cidade de Jerusalém, para que os cristãos que não pudessem peregrinar até a Cidade Sagrada, pudessem o fazer até aqui, revivendo as cenas da Paixão de Cristo, representada em capelas ao longo do escadório. Por isso mesmo, esteja preparado para ao menos descer os mais de 500 degraus pois sem dúvida faz parte da atração em si. A escadaria, além de representar a via crucis, também tem representado os cinco sentidos (olfato, visão, audição e paladar) representados por diferentes fontes e para terminar, as três virtudes teológicas; fé, esperança e caridade.

    http://www.flickr.com/photos/cristiano_silva/232111507/

    A estância abriga também um parque, com hotéis e um aprazível lago, um convite ao relaxamento em contato com a natureza, muito apreciado também no verão. Um local calmo, rodeado pela natureza, bem servido de cafés e com uma esplanada com vista panorâmica para toda a cidade de Braga.

    http://www.flickr.com/photos/cabidelli/215470612/

    O acesso à Igreja e ao Parque pode ser à pé, por entre as trilhas naturais ou pela escadaria; de automóvel ou bicicleta pela estrada, ou ainda, um incomum elevador, com sistema de contrapeso de água, recurso abundante em todo o parque.

    A escadaria com mais de 500 degraus

    O Elevador do Bom Jesus foi o primeiro funicular construído na Península Ibérica (1880) e o mais antigo ainda em funcionamento no mundo, ou seja, uma sugestão seria subir pelo funicular e descer pela escadaria.

    O funicular (vulgo bondinho) que te salva de ter que subir a escadaria.

    Horário: Das 08 às 20h, todos os dias.

    Preço: €1,00 por percurso do funicular.

    Como chegar

    fotos por Cristiano Silva

    Publicado 22nd June, 2009 Categoria Braga 1 Comentários Positivo Negativo
  • Jun
    16
    Author: Giancarla Cabidelli

    A 53 Km da cidade do Porto, a Norte de Portugal, fica Braga, a 3ª maior cidade de Portugal e uma das mais antigas da Península Ibérica e com 2000 anos de história.

    No séc II a.C. a cidade, até então habitada pelos Celtas é tomada pelos Romanos e em homenagem ao Imperador César Augusto é denominada “Bracara Augusta”. Ainda hoje são visíveis vários monumentos dessa época, sendo o mais importante as “Termas de Cividade”. Ainda em processo de escavação, junto às termas, existe um grande teatro romano, que segundo os arqueólogos, é talvez o mais bem preservado da Europa.

    Já no séc XI a cidade agora conhecida como Braga é amuralhada e desenvolve-se em torno da igreja da Sé, uma das mais antigas de Portugal. No Tesouro Museu da Sé estão guardados inúmeros objectos de culto e arte sacra, incluindo a cruz da 1ª missa celebrada no Brasil, levada por Pedro Alvares Cabral. Já dentro da igreja, um enorme órgão deixa qualquer visitante impressionado, tamanha dimensão e beleza. Ainda pode ser ouvido nas missas dominicais.

    Sé de Braga

    A partir da Praça da República abre-se a maior rua de pedestres do país, com agradáveis cafés esplanadas e um comércio diversificado, constituindo um grande shopping center ao ar livre.  Suas ruas são um convite a um calmo passeio, em ruas tranqüilas, que convergem num jardim único, o Jardim de Santa Bárbara que fica florido nos 365 dias do ano, com um aroma delicioso. Um programa imperdível é sentar-se e saborear um bom expresso num dos cafés vizinhos, apreciando as flores e o vai e vem das pessoas.

    Chafariz na Praça da República

    Alojamento: várias opções a bom preço e localização central

    >Gastronomia: Uma sugestão de almoço seria o bacalhau, uma especialidade da cidade, sendo o “Bacalhau à Narcisa” imperdível numa visita à cidade. Para a sobremesa,  Pudim a Abade de Priscos com um sabor inconfundível, todos acompanhados por um bom vinho verde, produto unicamente produzido na região.

    Tags: Braga,Jardim de Santa Bárbara,Portugal
    Publicado 16th June, 2009 Categoria Braga 0 Comentários Positivo Negativo
Copyright 2009 - Vivo Viajando | Posts | Comments Design Concept by Tony Wang based on CarbonCMS. XHTML|CSS